Lago de Ifni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lago de Ifni
Lago de Ifni
Vista do Lago Ifni
Localização
Coordenadas 31° 1' 50" N 7° 53' O
Região geográfica Alto Atlas central
País  Marrocos
Região administrativa Souss-Massa-Drâa
Província Tarudante
Localidades mais próximas Imlil, Taliouine
Características
Tipo glaciar
Altitude 2 295 m
Área * 0,35 km²
Profundidade média 50 m
Profundidade máxima 65 m
Efluentes Assif n'Tifnoute
Lago de Ifni está localizado em: Marrocos
Lago de Ifni
Localização do Lago Ifni em Marrocos
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O lago de Ifni é o maior lago de montanha de Marrocos e um dos mais altos. Encontra-se no fundo de um vale a 2 295 metros de altitude, rodeado pelos cumes do Jbel Toubkal, do Ouanoukrim e do domo de Ifni.

O lago encontra-se dentro do Parque Nacional de Toubkal e pertence à província de Tarudante e da região de Souss-Massa-Drâa, mas encontra-se junto ao limite da província de Al Haouz e da região de Marrakech-Tensift-Al Haouz. As aldeias mais próximas são Ihilene, situada a menos de 3 km a sudeste do lago, e Tisselday, 4 km a nordeste (distâncias em linha reta, sobre o mapa). A norte-noroeste, a cerca de 11 km, encontra-se Imlil.

Atualmente é frequentado sobretudo por turistas, que vão admirar a água cor de esmeralda que resplandece no cenário mineral de alta montanha. Por vezes também o usam para tomar banho.

Descrição e geologia[editar | editar código-fonte]

As suas margens são constituídas por vertentes abruptas, exceto a oeste, onde se encontra uma vasta planície pedregosa, uma formação geológica chamada glacis. A existência do lago deve-se a um aluimento de terras que barrou o vale e a um circo glaciar situado a cem metros de altitude em relação à superfície das águas. Estas infiltram-se nas rochas para ressurgirem algumas centenas de metros abaixo, em duas nascentes que dão origem ao Assif (ribeira) n'Tifnoute,[1] onde são aproveitadas para irrigação agrícola.

Ecologia[editar | editar código-fonte]

É um lago oligotrófico, isto é, com poucos nutrientes, sem vegetação aparente, possivelmente dimíctico (onde as águas profundas praticamente não se misturam com as águas superficiais), o que a verificar-se faz dele o único lago dimíctico de Marrocos e o mais oligotrófico.

A temperatura das águas superficiais sofre grandes variações sazonais e entre o dia e a noite. Depois da estratificação aquática que ocorre no verão, a temperatura baixa acentuadamente aos 2°C, seguindo-se um ligeiro aquecimento até aos 10,2°C perto do fundo.[1]

Flora

Praticamente não existe vegetação espermatófita[2] e o povoamento algal é constituído por uma única espécie de cianobactérias (algas azuis). A cor verde que por vezes é exibida pelo lago tm origem na abundância desse organismo.[1]

Fauna

A originalidade do lago em termos de fauna é a extrema pobreza do povoamento animal e a grande simplicidade da cadeia trófica. Conhece-se a presença de apenas três espécies: uma rotífera, um copépode e uma forma muito particular — provavelmente um ecótipo — de truta (Salmo trutta macrostigma). O interesse do lago para aves aquáticas é praticamente nulo.[1]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Parte do texto foi baseado na tradução do artigo «Lac d'Ifni» na Wikipédia em francês (acessado nesta versão).
  1. a b c d «Lac d'Ifni (H39)». ma.chm-cbd.net (em francês). Clearing House Mechanism on Biodiversity of Morocco. 4 de dezembro de 2006. Consultado em 22 de junho de 2012 
  2. Phanérogamique na fonte em francês.1 Ver «Phanérogames» na Wikipédia em francês.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Lago de Ifni


Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.